Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/masplam/www/adm/func/conexao.php on line 4
MASPLAM - Planejamento Ambiental
20 de Novembro de 2014
Usos do Sensoriamento Remoto Auxilia na Preservação Ambiental
  • Notícia
Os recursos naturais e o meio ambiente da Terra estão em mudanças contínuas em resposta à evolução natural e às atividades humanas. Para compreender o complexo inter-relacionamento dos fenômenos que causam estas mudanças é necessário fazer observações com uma grande gama de escalas temporais e espaciais. A observação da Terra por meio de satélites é a maneira mais efetiva e econômica de coletar os dados necessários para monitorar e modelar estes fenômenos.

Sensoriamento Remoto é um termo utilizado na área das ciências aplicadas que se refere à obtenção de imagens à distância, sobre a superfície terrestre, ou seja, uma tecnologia que permite aquisição de informações sobre áreas ou objetos sem manter contato físico com eles. Por não haver contato físico, a forma de transmissão dos dados (do objeto para o sensor) só pode ser realizada pela Radiação Eletromagnética, por ser esta a única forma de energia capaz de se propagar pelo vácuo.

Através de softwares dedicados exclusivamente para tratamento de imagens, pode-se gerar imagens com diferentes composições de cores, ampliações de partes das imagens e classificações temáticas dos objetos nelas identificados, obtendo-se assim produtos como mapas temáticos que são usados para estudos de geologia, vegetação, uso do solo, relevo, agricultura, rede de drenagem, inundações, entre outros.

Estes produtos, apresentados sobre áreas específicas ou sobre um contexto mais regional, permitem diagnósticos eficientes, propõem soluções de baixo custo e criam alternativas inteligentes para os desafios enfrentados face às mudanças aceleradas que observamos em nosso território, como por exemplo, as atividades florestais, os pesquisadores analisam uma área procurando identificar seus principais atributos físicos a fim de conhecer a vocação natural das paisagens e seu nível de suporte para desenvolvimento ou preservação.

Desde o lançamento do primeiro satélite de recursos terrestres, o LANDSAT em junho de 1972, grandes progressos e várias pesquisas foram feitas na área de meio ambiente e levantamento de recursos naturais fazendo uso de imagens de satélite.

Os dados de sensoriamento remoto tem-se mostrado extremamente úteis para estudos e levantamentos de recursos naturais, principalmente por:

• sua visão sinótica, que permite ver grandes extensões de área em uma mesma imagem;

• sua resolução temporal, que permite a coleta de informações em diferentes épocas do ano e em anos distintos, o que facilita os estudos dinâmicos de uma região;

• sua resolução espectral, que permite a obtenção de informações sobre um alvo na natureza em distintas regiões do espectro, acrescentando assim uma infinidade de informações sobre o estado dele;

• sua resolução espacial, que possibilita a obtenção de informações em diferentes escalas, desde as regionais até locais, sendo este um grande recurso para estudos abrangendo desde escalas continentais, regiões até um quarteirão.

A vantagem do sensoriamento remoto por satélite é que as informações são adquiridas na forma digital ou fotográfica e podem ser atualizadas devido à característica de repetitividade de aquisição das imagens.

Um exemplo de um produto regional é o planejamento regional que envolve pesquisadores de diversas áreas dos recursos terrestres, para realizar um trabalho de levantamento integrado com base na técnica de sensoriamento remoto aliado a dados socioeconômicos dos municípios de toda região. O resultado deste estudo permite que programas de desenvolvimento sejam estabelecidos para toda a região, de maneira harmônica, considerando as necessidades reais dos municípios e sua vulnerabilidade quanto ao meio ambiente físico.

Com o inicio da política de incentivos fiscais para empreendimentos florestais implantados nas regiões sul e sudeste do país, acabou por atrair grandes investimentos industriais privados. Atualmente, a maioria das áreas plantadas contém espécies do gênero eucalipto, originárias da Austrália, e espécies do gênero Pinus, originárias de países da América Central e do sul dos Estados Unidos. A alta capacidade produtiva, a adaptação aos mais diversos ambientes, a grande diversidade de espécies, bom rendimento, boa forma, facilidade para programas de manejo e melhoramento, tratos culturais e boa qualidade da madeira para a produção de celulose, foram os principais fatores que levaram à implantação destes reflorestamentos, que hoje ocupam uma área de aproximadamente 5 milhões de hectares no país, mostrando uma drástica transformação do ambiente.

Através do sensoriamento remoto é possível monitorar as transformações do meio ambiente, dos recursos naturais e manter a integridade das áreas de preservação permanente e das reservas legais, isso tudo através de imagens geradas por sensores a bordo dos satélites.

Fonte de pesquisa: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em:

Twitter

 
Carregando...
Av. Julio de Castilhos, 811, Conj.07
São Francisco de Paula - RS - 95.400.000
(54) 3244.2313
masplam@masplam.com.br
Twitter Facrbook